Páginas

Pesquisar este blog

22 de novembro de 2010

VIRUS DE CELULAR


Celulares com symbian

Sim, mais essa agora, além de nos preocuparmos com nosso pc quando navegamos na net, agora temos que redobrar nossa atenção, para nossos celulares.Esses aplicativos mau intencionados podem trazer muitos danos ao seu aparelho .


       Hoje existem mais de 362 tipos de vírus, sendo que a maioria deles são cavalos de tróia ou Trojan Horse. Infelizmente 70 % dessas infecções ocorre pelo Bluetooth e 30% mms, infra vermelho e cabo de dados usb. Desde 2004 —quando o primeiro vírus de celular foi descoberto— até o ano passado, o número de pragas para celulares cresceu mais de 1.000%, segundo a empresa de segurança F-Secure.

Não a motivo pra pânico, os celulares compatíveis para a infecção do vírus para celular são aparelhos cujo sistema, seja symbian. Ou seja são os aparelhos mais novos como a família “N”e"E" serie, Iphone, e outros veja a lista http://forum.clubedohardware.com.br/celulares-sistema-op/308348

Vírus: Cabir A. worm
Sistema: Symbian
Transmissão: Conecta-se a outros celulares por Bluetooth e consegue fazer cópias de si mesmo
Causa: Esgota a bateria do celular e procura constantemente de outros celulares com o Bluetooth ativado

 

Celulares comuns sem symbian.



Celulares sem sistema operacional symbian, podem ser infectados por vírus de computador sim, mas não terão o mesmo efeito catastrófico como seria no symbian, mas podem se torna um armazenador portátil. PORQUE?
Podem transmitir o vírus para o computador do seu amigo ou até mesmo o seu.


Diagnostico

Alguns vírus podem apontar uma característica ou até mesmo trazer mau funcionamento ao aparelho.
O aparelho pode não mostrar ou deixa acessar o cartão de memória no celular ou pelo computador também pode ligar o bluetooth sozinho, não conseguindo encontrar outros celulares ou não podendo receber ou enviar arquivos, ligando ou desligando sozinho, consumo excessivo de bateria, distorção da imagem, lentidão e travamento, e outros, porem esses são os mais comuns, lembre-se que isso pode ocorre por outros fatores, como o caso da lentidão que pode ser pouca memória ou excesso dela.


Prevenção

Nunca retire o cabo USB do computador, principalmente se for lan houses, sem antes removê-lo no o ícone com uma setinha verde próximo ao relógio, se for feito o contrario o seu celular pode ser infectado por vírus do pc ou vice-versa. Evite ao Maximo armazenar gifs animadas de sites, muitas delas contem vírus, aceitar arquivo por bluetooth de alguém que não conheça, ser cauteloso ao abrir mms de remetente que não conheça, escanear downloads antes de armazenar no celular, temas também podem conter algum tipo de vírus.
Os vírus mais encontrados em celulares que não tem sistema operacional symbian, são cavalo-de-troia, malware, spywares e autorun.ifo

Tratamento



Nesse caso o mais correto seria usar um antivírus, e se encontrar move-se para a quarentena e depois apaga dentro do programa, no caso de memória bloqueada, o aparelho pode ter sido infectado por um autorun.ifo que pode ser apagado pelo celular ou pelo pc com um programa especial, Autorun_Virus_Remover , que pode ser baixado pelo nosso blog de download Com ele fica fácil retirar qualquer vírus “.ifo”

Lembre-se que não é tão simples como parece, peça ajuda para alguém que saiba ou já tenha feito antes.
Na próxima postagem, o assunto será uma lista dos vírus desenvolvidos para aparelhos com sistema operacional, symbiam, windows mobile,  mac o.s e android.


Nenhum comentário:

compartilhe